XI Rally Rota Sudeste acontece nos dias 11 e 12 de novembro

324306_741713_268790_555847_donicastilho_3257

Foto: Rally Rota Sudeste – Doni Castilho/DFotos

A cidade de Lençóis Paulista receberá nos dias 10, 11 e 12 de novembro, pela segunda vez o Rally Rota Sudeste, prova válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e Baja. O evento reunirá as principais feras do off-road nacional, sendo que contará pontos para o Campeonato Brasileiro de Rally Baja nas categorias motos, quadricilos e UTVs e para o Brasileiro de Rally Cross Country para os Carros. As inscrições estão abertas e estão estimados aproximadamente 80 veículos para participar do evento.

Em Lençóis Paulista, a concentração das equipes participantes será no Parque de Exposições, – FACILPA – Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Lençóis Paulista, onde também funcionará a Secretaria de Prova, Sala de Imprensa, Posto Médico, e área para manutenção dos veículos. Além de largadas e chegadas do Rally Rota Sudeste. A população poderá visitar gratuitamente a área de concentração dos pilotos.

As inscrições continuam abertas e podem ser realizadas site oficial:

www.rallyrotasudeste.com.br

A 11ª edição do Rally Rota Sudeste será válida pela 7ª e 8ª etapas (Carros) e 11ª e 12ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, com supervisão da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo, da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo e da FASP – Federação de Automobilismo de São Paulo.

Honda CRF 230 é a moto oficial do Rally Cerapió 2018

Honda CRF 230

FOTO: DIVULGAÇÃO

O modelo Honda CRF 230 foi o escolhido pela equipe técnica de pilotos do Rally Cerapió para o levantamento das trilhas do roteiro para próxima edição da prova, que acontecerá no período de 24 a 28 de janeiro de 2018. Esse é um dos modelos mais procurados do mercado, pois concilia facilidade de condução com razoável desempenho na terra.

Ideal para trilhas, a CRF 230 é inspirada nas motos importadas de competição e foi projetada para atender pilotos que antes adquiriam uma motocicleta comum e precisava dotá-la de itens necessários, como pneus adequados e guidão mais resistente para a prática do off-road, além de retrabalhar as suspensões.

“A moto já sai de fábrica pronta, adequada não apenas para quem queira pegar uma trilha, mas também para quem quer participar das disputas de enduros, motocross e outras provas pelo Brasil. Por ser resistente aguenta trancos, barrancos e não quebra”, assegura Ehrlich Cordão, diretor do Cerapió.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Bárbara Neves conquista primeiro título brasileiro de Enduro FIM

2

FOTO: DIVULGAÇÃO

A goiana Bárbara Neves, de 17 anos, estreou da melhor forma no Campeonato Brasileiro de Enduro FIM: com o título da classe EFeminina. A façanha foi confirmada neste domingo (17) durante a etapa de Araxá (MG), válida como a grande final para as mulheres.

“Foram meses de treinamento e dedicação, é muito gratificante saber que valeu a pena. O título também é de todos os que estão sempre do meu lado”, disse a atleta. Ela representa a equipe Rinaldi ASW Zanol Team, ao lado de Vinícius da Silva “Musa” – que também fez bonito na corrida de Araxá ao vencer a EJr.

Para as categorias masculinas, a prova representou a sexta e penúltima etapa do calendário do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM. Os irmãos Rigor Rico e Ripi Galileu, da Sherco Brasil, foram ao pódio da E3 (2º e 3º lugares, respectivamente). Ronald Santi foi o quarto mais rápido da E2.

A decisão está marcada para os dias 14 e 15 de outubro, em Farroupilha (RS).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Brasileiro de Enduro FIM realiza penúltima etapa em Araxá (MG)

1

Foto: Fred Mancini/Mundo Press

O Campeonato Brasileiro de Enduro FIM desembarca pela primeira vez em Araxá, cidade da Serra da Canastra, em Minas Gerais, nos dias 16 e 17 de setembro. A sexta e penúltima etapa do calendário nacional traz momentos decisivos no Enduro Dona Beja, que ainda soma pontos pelo Campeonato Mineiro e pela Copa Cerrado da modalidade.

Com base no Grande Hotel de Araxá, o evento terá estrutura completa para equipes, pilotos e público, inclusive com praça de alimentação com food trucks. “O lugar é ímpar, parece um castelo, e as trilhas da competição serão no entorno do hotel. Vamos terminar o levantamento da prova em breve, mas o percurso deve ficar em torno de 50 quilômetros por volta”, antecipou Daniel Rezende, o ‘Boi’, responsável pela organização local.

2

Foto: Fred Mancini/Mundo Press

Os trabalhos estão a todo vapor e contam com o empenho dos integrantes da Associação de Trilheiros de Araxá e da equipe Rumo Desconhecido. “Teremos trilhas inéditas, altas velocidades e trechos mais travados. O trajeto soma dois Enduro Testes e um Cross Teste, incluindo terreno acidentado, chão batido, áreas de reflorestamento e pedras”.

Segundo o organizador, a região promete acompanhar de perto as feras do Brasileiro de Enduro FIM. “Estamos na Serra da Canastra, o que não faltam são trilheiros e belas paisagens. Além do público, os pilotos locais prometem comparecer em peso, também de olho nas disputas regionais. Temos o apoio de todos da cidade, que respira off-road”, concluiu ‘Boi’.

Confira a classificação do campeonato após cinco etapas:

Enduro GP

1 – Luís Oliveira – 236 pontos

2 – Júlio Ferreira – 177

3 – Bruno Crivilin – 176

4 – Rômulo Bottrel – 168

5 – Gustavo Pellin – 129

E1

1 – Luís Oliveira – 250

2 – Loandro Anton – 194

3 – Patrik Capila – 152

E2

1 – Júlio Ferreira – 223

2 – Diego Colett – 200

3 – Bruno Crivilin – 188

E3

1 – Rômulo Bottrel –233

2 – Gustavo Pellin – 227

3 – Rigor Rico – 160

EJúnior

1 – Gabriel Soares “Tomate” – 195

2 – Vinícius Calafati – 192

3 – Willian Dalmonech – 190

E4

1 – Jaime Zorzal Júnior – 215

2 – Thiago Wernersbach – 213

3 – Bruno Martins – 100

E35

1 – Nielsen Bueno – 245

2 – Diogo de Andrade – 182

3 – Anderson Vieira – 113

E40

1 – Cassiano Tebaldi – 182

2 – Luciano de Lima –166

3 – Beto Lamego – 90

E45

1 – Pélmio Simões – 230

2 – Marcos Benvenutti – 190

3 – Laurindo Zatorski Filho – 173

E50

1 – Roberto Theodoro – 166

2 – Luiz Carlos de Barros – 82

3 – Cleber Sacramento – 50

EF

1 – Bárbara Neves – 94

2 – Janaina Souza – 72

3 – Taina Aguiar – 40

EAmador

1 – William Palandi – 200

2 – Augusto Benvenutti – 136

3 – Roberto Theodoro – 54

Não basta ser pai, tem que acreditar: como os filhos ajudaram Leandro Torres, campeão do Dakar, a vencer uma batalha de 60 dias no hospital

1

Foto: Marcelo Machado/Vipcomm

Engana-se quem pensa que o maior desafio encarado por Leandro Torres foi superar mais de 8.000 quilômetros de percurso para vencer o Rally Dakar em 2017. Para se tornar, ao lado de Lourival Roldan, o primeiro brasileiro a ser campeão da maior e mais temida prova off-road do mundo, o piloto precisou antes vencer o rali da vida.

Em 2005, Torres pesava 130 quilos. Com dois filhos pequenos em casa, não tinha pique para acompanhá-los e, aconselhado por médicos, fez uma cirurgia bariátrica. Mas, durante a recuperação, ele pegou uma infecção na parte alta do estômago (fístula) e ficou 60 dias internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Pai de Thiago e Diogo, atualmente com 15 e 13 anos, respectivamente, Torres havia acabado de descobrir que a Amanda, hoje com 11, estava a caminho. Luciana, a esposa, chegou a sofrer um sangramento durante o período de internação do marido. Estar saudável para ficar ao lado da família foi o maior incentivo que Leandro se apegou no leito do hospital para combater a infecção e sobreviver.

“A morte estava presente e você sentia que, se vacilasse, ela chegaria muito rápido. Mas, eu tinha fé de que sairia daquela situação. Eu já tinha dois filhos em casa e ia chegar minha filha. Eu precisava estar inteiro. Minha família foi uma grande motivação”, relembra o piloto de 45 anos. “Eu tinha de estar bem de cabeça para curar a infecção. Uma luta longa, de 60 dias, minha mulher grávida. Foi um momento bem difícil. Durante a minha estadia no hospital, prometi que, se eu vencesse essa batalha, iria fazer tudo o que tivesse vontade e que Deus permitisse”, completa.

Promessa é dívida. Com o apoio da família, Torres encontrou no rali uma maneira de usufruir ao máximo a nova oportunidade que a vida lhe proporcionou. Iniciou entre as motos, em 2007, migrou para os carros e, desde 2014, apaixonou-se pelo UTV, categoria na qual sagrou-se campeão geral do Dakar deste ano.

Mais uma vez, a força vinda do lar o impulsionou para mais uma grande conquista. “Quando venci o Dakar, fiquei emocionado ao abraçar o Lourival, meu parceiro naquela jornada, mas quando abracei minha família. Eles sofreram tanto quanto eu”, afirma.

E a paixão pelas trilhas, ao que tudo indica, pegou mais um integrante dos Torres. Thiago, o filho mais velho de Leandro, começou a correr de UTV em 2016 e tem acompanhado o pai nas competições. No início de julho, o adolescente ficou em sétimo lugar na geral e foi o primeiro em sua categoria, a Infantil, no Rally Rotas SC, na serra catarinense.

Ainda em comemoração ao Dia dos Pais, Leandro Torres estará na reta final de preparação para a edição de 25 anos do Rally dos Sertões, entre 19 e 26 deste mês, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Bonito (MS). Ele e Roldan terão uma equipe própria, a Torres Racing, e são favoritos ao título entre os UTVs, mas o piloto não abre mão do clima familiar da principal prova off-road do Brasil.

“Óbvio que é uma competição, mas quero me divertir, ter prazer. Esse é o grande motivo do rali. Se vier uma boa colocação, melhor ainda. Nessa toada, a gente conseguiu atingir objetivos bem difíceis. O Rally dos Sertões tem essa fórmula a mais que o Dakar, que é conviver socialmente com seus amigos em uma competição. Isso engrandece a prova por si só”.

Jonny Walker ministra curso de Hard Enduro no complexo SerrAzul

1

Fotos: Café Fotos/Mundo Press

Considerado um dos principais nomes do Hard Enduro e do Super Enduro no planeta, Jonny Walker estará em contato direto com atletas brasileiros neste fim de semana (12 e 13). O britânico vai abordar dicas valiosas de pilotagem no curso que tem como palco as trilhas do complexo do Shopping SerrAzul, em Itupeva (SP).

A iniciativa conta com o apoio da concessionária KTM Sacramento e também terá a presença de pilotos da equipe Sacramento Racing, referência nacional do motociclismo off-road. Além disso, representa a última oportunidade para os fãs brasileiros aprenderem as técnicas de Walker nesta temporada de cursos. O piloto esteve em Igrejinha (RS) e em Cuiabá (MT).

“É uma honra receber o Jonny Walker, é a primeira vez que o piloto oficial da KTM realiza cursos no Brasil”, comentou Fábio Campos, diretor da Sacramento Motorsports. O Shopping SerrAzul, construído sobre o KM 72 da rodovia dos Bandeirantes, é tradicional ponto de motociclistas. A estrutura do complexo é perfeita para o evento.

“Além das aulas práticas nas trilhas próximas, haverá a parte teórica na KTM Sacramento do SerrAzul. Os clientes da concessionária têm desconto nas inscrições, mas restam poucas vagas. A oportunidade é imperdível para aprender as técnicas da escola europeia e o que diferencia um bom competidor de um piloto excepcional”, reforçou Campos.

Atual campeão brasileiro de Enduro FIM da classe Júnior, Vinícius Calafati pretende aplicar os ensinamentos nas competições pela Sacramento Racing. “O meu objetivo é absorver o máximo das dicas do Jonny Walker. É sempre bom aprender, ainda mais com o piloto que possui uma das tocadas mais limpas do Hard Enduro e do Super Enduro. Ele é um ícone das modalidades, que têm crescido muito no Brasil”, finalizou.

Para mais informações sobre o curso do Jonny Walker, os telefones de contato são: (31) 3284-6006 e (31) 99973-1916.

Gustavo Pellin e Diego Collet vivem expectativa de defender a seleção brasileira no Six Days Enduro

1

FOTOS: JANJÃO SANTIAGO

Após 14 anos, o Brasil está de volta ao International Six Days Enduro, considerado a “Copa do Mundo” da modalidade. A prova é destaque do calendário off-road desde 1913 e será realizada entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro em Brive-la-Gaillarde, na França. Os pilotos gaúchos Gustavo Pellin e Diego Colett, da Sacramento Racing, estão em contagem regressiva para integrar a seleção nacional pela primeira vez.

“Defender o Brasil tem um peso diferente e estou muito feliz pela oportunidade de largar entre as melhores equipes do mundo”, comentou Pellin, atual bicampeão brasileiro de Enduro FIM (classe E3). O time nacional ainda conta com os pilotos Bruno Crivilin, do Espírito Santo, e Rômulo Bottrel, de Minas Gerais. O quarteto acelera as motocicletas KTM no evento, que aguarda 700 competidores de diversas nacionalidades.

Pellin já disputou o Six Days em 2014, quando participou da categoria “Clubes” (que permite a inscrição de equipes avulsas). “São seis longos dias de disputas e é fundamental ter bom preparo físico e a cabeça no lugar. A meta é terminar a prova e quem sabe surpreender, já que o Brasil está com um time forte”, acrescentou o piloto.

Colett também terá a honra de vestir a camisa da seleção. “O Six Days é o sonho de qualquer piloto, uma verdadeira Copa do Mundo. Estou muito entusiasmado em defender o Brasil no evento, que será desafiador. Vamos com o objetivo de chegar ao final e fazer o melhor a cada dia”, concluiu o piloto, campeão nacional de Enduro FIM em 2012 (E2).