Direto do MotoGP: Chega ao Brasil o sistema de airbag Tech-air Alpinestars

6508016-155-ba_tech-air-race-vest

FOTO: DIVULGAÇÃO

Após mais de 15 anos de intensa pesquisa e desenvolvimento contínuo, com mais de um milhão de quilômetros de testes em estradas e pistas, foi lançado no Brasil o Tech-Air

No dia 25/04, estivemos presentes em um lançamento da Alpinestars que vai dar o que falar. A ação ocorreu em São Paulo e reuniu toda a imprensa especializada. O Tech-Air é o primeiro sistema de airbag integrado que é completamente independente da motocicleta, desenvolvido com o que tem de mais avançado no mundo em termos de tecnologia e proteção. Ele possui sensores eletrônicos incorporados ao colete e algoritmos capazes de detectar situações de perda de controle com alta precisão, inflando instantaneamente o airbag e oferecendo proteção abrangente para todo o torso (costas, ombros, clavículas, peitoral, abdômen superior e rins) antes mesmo do primeiro impacto em uma colisão.

Sensores eletrônicos de alta performance são incorporados de forma segura e discreta dentro do chassi do sistema (na área dos ombros), fazendo com que o colete seja completamente autônomo e permita o uso intercambiável entre equipamentos compatíveis de maneira fácil e rápida. Sua tecnologia não necessita de GPS, sensor ou cabo acoplado a moto, pois atua de forma totalmente independente, sem limitar a liberdade de movimento do piloto e possibilitando o uso em qualquer moto, independente da marca ou modelo.

A Unidade de Controle do Tech-Air (ACU) é selada e resistente à água para garantir desempenho em todas as condições climáticas, e os componentes são certificados para funcionar em temperaturas entre -10⁰C e 50⁰C. O sistema utiliza bateria de íons de lítio integrada e certificada, com uma autonomia de 25 horas de duração e é recarregável através de Micro USB. O visor de LED localizado na manga do equipamento indica se o sistema está ativo e o nível de carga da bateria.

Race

Em sua versão Race, o colete possui dois cartuchos de argônio que são disparados separadamente, utilizando apenas uma de suas duas cargas. Assim que recebe o comando da unidade de controle (ACU), o airbag infla totalmente e volta à sua forma inicial em apenas 60 segundos, possibilitando que o piloto continue a corrida mesmo após o primeiro disparo, sem a necessidade de recarregar o sistema.

O tempo entre a detecção do acidente e o preenchimento total da bolsa de ar é de 45 milésimo de segundos. Além disso, com uma simples atualização do firmware, o sistema Race pode ser configurado para uso Street, oferecendo máxima versatilidade. O Tech-Air Race é um colete compatível com macacão GP Pro, jaqueta T-Missile, entre outros produtos que serão lançados posteriormente.

Street

Em sua versão Street, o colete possui dois cartuchos de argônio que são disparados simultaneamente quando comandados pela unidade de controle (ACU), fazendo com que o airbag infle uma única vez, proporcionando proteção abrangente para a parte superior do corpo que está mais exposta em um acidente. Também oferece proteção enquanto a moto está parada, caso o piloto seja atingido por outro veículo em um semáforo, por exemplo, o sistema será ativado garantindo a segurança do piloto.

O tempo entre a detecção do acidente e o preenchimento total da bolsa de ar é de 25 milésimo de segundos. O Tech-Air Street foi projetado para ser usado em conjunto com a jaqueta Yaguara, entre outros produtos que serão lançados posteriormente.

Para mais informações acesse:

www.staracer.com.br/alpinestars/tech-air

Este slideshow necessita de JavaScript.

Alexandre Barros e Diego Pierluigi serão os pilotos da equipe Alex Barros Racing no SuperBike 2018

336130_784906__sampafotos_7884

FOTO: SAMPAFOTOS

Temporada que terá 8 etapas começa neste fim de semana no autódromo de Interlagos (SP)

Neste fim de semana, dias 28 e 29 de abril, começa no autódromo de Interlagos (SP) a temporada 2018 do SuperBike Brasil. E a equipe Alex Barros Racing está muito motivada para mais um ano de disputas em um dos maiores eventos de motovelocidade das Américas. Para tentar o título inédito no campeonato, o elenco será representado por Alexandre Barros, atual vice-campeão da competição e ex-piloto da MotoGP, com 276 largadas em mundiais. E, ao seu lado, estará o argentino Diego Pierluigi, piloto também experiente, e que já vem defendendo as cores da equipe desde 2016, sempre com bons resultados.

Aos 47 anos, Alexandre Barros vai novamente fazer uma temporada regular. Em 2017, o piloto e chefe do time que leva seu nome voltou a competir, depois de 10 anos de “aposentadoria”. E conquistou o vice-campeonato da categoria SBK Pro. Agora, ele vem com mais vontade ainda e ritmo para tentar o título.

“Estamos muito animados e ansiosos para mais uma temporada. Pensamos bastante, e decidimos que vou correr novamente. Acredito que será bom para mim e para a equipe. Sinto-me muito bem e queremos estar bastante competitivos, desde a primeira etapa. Estamos trabalhando muito para que tudo fique pronto. Vamos competir a bordo das máquinas BMW S 1000 RR, e apesar de já termos atuado com elas, estaremos com os modelos 2018, e sempre tem os ajustes a serem feitos. Mas, a nossa motivação é grande”, diz Barros.

Diego Pierluigi será o outro representante da equipe Alex Barros Racing. O argentino tem se mostrado bastante competitivo e na última temporada ficou em quinto lugar na tabela de classificação. Pierluigi é um piloto bastante consciente, experiente e equilibra bem técnica e ousadia. Além disso, ele já competiu com a moto BMW S 1000RR (em 2016, quando participou de seis provas e venceu três), demonstrando rápida adaptação ao equipamento. O piloto natural de Bueno Aires também está animado.

“Tenho boas expectativas para mais um ano de disputas no SuperBike Brasil. Fiz uma pré-temporada muito boa. Tenho treinado bastante, e acredito que estou em minha melhor forma física. Fico feliz de voltar a correr com a BMW. É uma moto que se adapta melhor à minha pilotagem. E a equipe também já tem bastante experiência com o equipamento. Isso nos dá mais tranquilidade para trabalhar. Acredito que temos boas chances de sermos competitivos. Estou muito ansioso para voltar ao Brasil e acelerar novamente”, comenta Pierluigi.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Staff da KMB vai à Holanda para acompanhar o Mundial de SBK

imagem_release_1266524

FOTOS: Kawasaki USA | BR

Dupla da Kawasaki Racing Team vence as duas provas

Uma comitiva da Kawasaki Motores do Brasil esteve na Holanda, neste último final de semana, para acompanhar a 4ª etapa do Mundial de SuperBike e conferir de perto a infraestrutura de uma das principais competições automotivas do mundo. Sonia Harue, gerente de Marketing e Vendas, e Tatsuo Kawano, ex-vice-presidente da KMB, foram recebidos pela equipe Kawasaki Racing Team e assistiram à disputa das duas corridas realizadas no autódromo TT Assen Circuit, em Assen – cidade localizada a cerca de 200 quilômetros ao norte da capital Amsterdã – neste sábado (21) e domingo (22).

A visita do staff brasileiro acabou dando sorte ao time da fabricante japonesa. Pela primeira vez na temporada 2018, a Kawasaki Racing Team dominou por completo uma etapa do Mundial e saiu com vitórias nas duas baterias. O atual campeão, Jonathan Rea (#1), foi o mais rápido na primeira corrida, enquanto seu companheiro de equipe Tom Sykes (#66), finalmente, deslanchou neste ano e venceu a segunda prova, que teve direito à dobradinha da Kawasaki no pódio com Rea em segundo. Com os resultados, Jonathan Rea manteve a liderança isolada do campeonato com 159 pontos e Sykes subiu para a quinta posição com 101 pontos.

Em um final de semana de comemorações para a Kawasaki, Sonia e Kawano visitaram os boxes da KRT e tiveram a oportunidade de ficar lado a lado com o tricampeão mundial Jonathan Rea e com o britânico Tom Sykes, detentor do título em 2013 ao lado da escuderia japonesa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

BMW HP4 RACE é integrada à escola de motociclismo mais renomada do mundo

1

FOTO: DIVULGAÇÃO

A motocicleta agora faz parte da frota da California Superbike School de Keith Code (CSS)

A BMW HP4 RACE, disponível no Brasil sob consulta, acaba de ser adicionada à frota da California Superbike School de Keith Code (CSS), considerada a principal escola de motociclismo do mundo e cuja sede fica em Los Angeles, na costa oeste dos Estados Unidos. Ela será utilizada pela equipe de treinamento da CSS, mas também poderá ser disponibilizada para testes de clientes após indicação prévia de concessionários BMW Motorrad Estados Unidos ou pelos próprios instrutores da escola.

Reconhecida como a mais renomada escola de motociclismo do mundo, a California Superbike School foi fundada pelo ex-piloto Keith Code há quase 40 anos e está estabelecida em 33 países. Desde o seu surgimento, a CSS já formou mais de 150 mil motociclistas e pilotos que triunfaram em, ao menos, 56 competições mundiais e nacionais. As aulas são ministradas em motocicletas BMW S 1000 RR, por instrutores profissionais treinados para garantir que os alunos aprimorem suas habilidades e a confiança sobre duas rodas.

Para mais informações sobre a BMW Motorrad Brasil acesse:

www.bmw-motorrad.com.br

MotoGP: Largada tumultuada, ultrapassagens arriscadas, quedas e altas disputas dão o tom do campeonato

ND4_4604-ROSSI 1

FOTO: RAFAEL LIOTTO

A temporada 2018 do Mundial de Motovelocidade, a MotoGP, já teve seu início com o GP do Qatar e também da Argentina, essa, já tão comentada como a corrida mais atrapalhada das últimas temporadas. Acompanhamos a atuação de Cal Crutchlow, que conquistou a primeira posição e teve sua terceira vitória na carreira, seguido pelo francês Johann Zarco em segundo e Alex Rinz, comemorando muito o seu primeiro pódio mesmo ficando em terceiro lugar. O quarto lugar ficou com Jack Miller, que fez a pole nos treinos de sábado, largou na frente, mas depois de alguns erros teve que ficar para trás.

Trancos e barrancos

ND4_5284-ZARCO 1

FOTO: RAFAEL LIOTTO

A segunda parte polêmica novamente envolveu o espanhol Marc Márquez, que já durante a corrida jogou Valentino Rossi para fora da pista e, com isso, levou uma punição de 30 segundos nos boxes. Entretanto, a irresponsabilidade de Márquez gerou um grande tumulto nos bastidores e, atualmente o assunto ainda é uma das principais pautas nas mídias esportivas, inclusive com o espanhol sendo questionado sobre o fato na sua breve passagem que teve pelo Brasil há poucos dias. Devido às suas punições, Marc Márquez terminou em 18º.

GP de Austin, no Texas

ND4_5176-MARQUEZ 1

FOTO: RAFAEL LIOTTO

Dominando as atenções, Marc Márquez foi o melhor nos treinos e também na corrida oficial no Circuito das Américas, em Austin (EUA), que foi disputado ontem (22). O piloto está em ótima fase e impôs seu jeito agressivo de rodar desde as primeiras aceleradas, o que lhe garantiu mais um pódio na carreira. Por enquanto, a classificação está definida com Andrea Dovizioso na liderança, seguido por Marc Márquez e Maverick Viñales, que ocupa a terceira posição. A próxima corrida será realizada no dia 20/05, em Le Mans, na França

Honda anuncia mudanças na equipe de Relações Públicas

Nicky Hayden testing the 17 YM CBR1000RR FIREBLADE SP

FOTO: DIVULGAÇÃO

Com a ação, a marca japonesa pretende ampliar cada vez mais o seu leque de comunicação com o público-alvo

A Honda South America comunica alterações em sua equipe de Relações Públicas, vigentes a partir de abril de 2018. Entre as mudanças, está a chegada de Pedro Rezende como novo Gerente Geral de Relações Públicas, responsável pelos negócios de motocicletas, automóveis e institucional. Sergio Bessa, que era Diretor de Relações Públicas, passa a ser Public Relations Advisor.

Pedro está há 14 anos na Honda e ocupava a função de Gerente Geral de Recursos Humanos. Com a nova posição, o executivo ficará responsável por coordenar a estratégia da equipe de Relações Públicas da Honda South America, além de acumular a posição de Gerente de Relações Públicas para Automóveis, posição que era ocupada por Marcel Dellabarba. Em Automóveis, Pedro terá o suporte de Viviane Costa e Rodrigo Leite, assessores.

“Estou muito animado em assumir a área de Relações Públicas da Honda. É uma grande oportunidade poder contribuir para as relações entre as marcas e seus principais públicos como jornalistas, formadores de opinião e comunidade. Esse mercado vem passando por diversas mudanças ao longo dos anos e estamos sempre atentos para ter uma estratégia de comunicação que reforce os valores da marca, por meio de um relacionamento próximo e ágil com todos nossos parceiros”, afirma Pedro.

Além da chegada de Pedro, Marcel Dellabarba, que era responsável pela área de Relações Públicas de Automóveis, assume a posição de Gerente de Relações Públicas para Motocicletas, Produtos de Força e Competições. Com a nova função, Marcel ficará responsável pela estratégia de posicionamento de imagem dessas áreas, liderando a equipe formada ainda pelos assessores Fábio Bonatto e Marcello Ghigonetto.

“Depois de mais de 10 anos trabalhando com a comunicação de automóveis, é um grande desafio atuar no segmento de motocicletas. Ao mesmo tempo, vejo como uma grande oportunidade oferecida pela companhia. A Honda é líder absoluta no mercado de motocicletas no Brasil e possui a maior e mais completa linha de produtos da categoria, atendendo diversos tipos de públicos, o que exige estratégias diferentes, mas que mantenham um posicionamento de marca único”, destaca Marcel.

Alfredo Guedes, Supervisor de Relações Públicas para Motocicletas, Produtos de Força e Competições nos últimos dois anos, passa à posição de Assessor Técnico, atendendo todas as divisões da empresa. Com 20 anos de experiência na Honda, Alfredo já atuou com apresentação de conteúdo técnico em automóveis e motocicletas tanto para jornalistas, como para rede de concessionários. Em sua nova posição, atuará levando conhecimento técnico de forma didática a todos os públicos de interesse da empresa.

“Levar informação de forma simples e direta sempre foi minha missão, desde que entrei na Honda. Com a nova posição, podendo trabalhar com toda linha de produtos e tecnologias da empresa, espero facilitar ainda mais o entendimento das qualidades e diferenciais da marca”, diz Alfredo.

“A nova formação da equipe de Relações Públicas da Honda já é efetiva e tem como objetivo aproximar o relacionamento entre a marca e seus públicos formadores de opinião” afirma Pedro Rezende.

A equipe de comunicação corporativa não apresentou alterações, continuando sob a supervisão de Evelyn Lima. Fazem parte do time as assessoras de imprensa Aline Cerri, para Honda Serviços Financeiros e temas institucionais da Moto Honda; e Tassia Rodrigues, para HondaJet, Honda Energy, além de temas institucionais da Honda Automóveis.  A área corporativa conta também com Mellina de Carvalho Agostinho e Thayná Franco Florentino, responsáveis pela comunicação com colaboradores Honda no Brasil, além de Gracielle Torres Borges, atuando com a gestão dos canais corporativos da marca em redes sociais.

A nova estrutura de Relações Públicas responderá a Marcos Bento, nomeado novo Diretor de Relações Institucionais, Relações Públicas, Regulamentação de Produtos e Jurídico. Antes da nova função, Bento era Gerente Geral do Jurídico e está na Honda há mais de 20 anos. Com a alteração, Paulo Takeuchi, Diretor Executivo de Relações Públicas, Relações Institucionais e Homologação de Produtos passa a Institutional Relations Executive Advisor.

Kawasaki Racing Team soma mais uma vitória na Espanha

imagem_release_1258694

FOTO: KAWASAKI USA / VGCOM

Jonathan Rea, piloto da equipe KRT, segue líder do Mundial de SBK

A Kawasaki Racing Team encerrou a rodada da Espanha com uma vitória e com a manutenção da liderança na categoria principal do Mundial de SuperBike. A 3ª etapa do calendário, realizada nos dias 13, 14 e 15 de abril, no circuito de MotorLand Aragon, foi marcada por grandes disputas entre os ponteiros e também, infelizmente, por um incidente que interrompeu a Corrida 1 realizada no sábado (14). Ainda na terceira volta, os pilotos Leon Camier (#2), Lorenzo Savadori (#32) e Jordi Torres (#81) se enrolaram na pista, na entrada da Curva 11, e os três acabaram indo para o chão. Com a colisão, a prova recebeu bandeira vermelha e teve uma nova largada.

Apesar do início turbulento, o atual campeão, Jonathan Rea (#1), da Kawasaki Racing Team, ocupou a ponta na maior parte da prova e recebeu a bandeirada em primeiro. Mas a vitória não foi fácil. O norte-irlandês encontrou adversários fortes e precisou defender a sua liderança constantemente. Ao longo de quase toda a corrida, Marco Melandri (#33) e Xavi Fores (#12), ambos de Ducati, perseguiram de perto o piloto da Kawasaki e por vezes conseguiram assumir a dianteira. Fores foi quem se saiu melhor e chegou a liderar a prova por um tempo. Porém, nas voltas finais, Rea apertou o ritmo, retomou a ponta e abriu uma pequena vantagem. Os dois adversários acabaram ainda sendo ultrapassados por Chaz Davies (#7), que ficou com o segundo posto.

“As condições de pista foram perfeitas para nós hoje [sábado]. Os pneus funcionaram bem. Consegui desenvolver um bom ritmo e estava confiante, especialmente no final da corrida, quando sabia que seríamos fortes. Eu vi essa prova como nossa chance [de vitória] desde o início. Percebi que todas as cartas estavam ao nosso lado, então, apenas tentei fazer uma corrida limpa. Cometi alguns pequenos erros e, quando Xavi Fores me ultrapassou, tentei entender onde ele era forte para eu melhorar”, comentou Rea.

Já seu companheiro de equipe, Tom Sykes (#66), não teve um grande desempenho na pista espanhola. O britânico largou da terceira posição na Corrida 1 e, com o passar das voltas, foi perdendo colocações. Com um ritmo consideravelmente mais lento que o dos ponteiros, Sykes chegou a cair para oitavo, porém, conseguiu ganhar duas posições e recebeu a bandeirada em sexto.

Na Corrida 2, no domingo (15), a Kawasaki Racing Team voltou a figurar entre os mais rápidos. Apesar disso, não conseguiu assegurar uma nova vitória. Jonathan Rea travou uma bela batalha com Chaz Davies pela liderança, mas dessa vez o piloto da Ducati acabou se saindo melhor. Rea e Davies – primeiro e segundo colocados, respectivamente, no campeonato – aceleraram forte suas motos e duelaram ao longo de todo o último terço de prova. O inglês conseguiu tomar a liderança de Rea e manteve a posição até receber a bandeirada em primeiro. Já o atual campeão, que vinha apenas dois décimos atrás do oponente, cometeu um erro na volta final e ficou com o segundo lugar no pódio.

“Eu joguei tudo para a última volta, mas ‘cozinhei’ demais na Curva 12. Apesar disso, foi divertido. A configuração da moto estava muito boa, embora eu estivesse lutando para desacelerar depois que o pneu traseiro perdeu grip. Com isso, reduzi a tração na entrada das curvas. Parecia que o Chaz tinha o mesmo problema que eu, mas quando ele cometia erros, conseguia manter o mesmo tempo de volta. Parece que agora temos que ser muito precisos durante toda a corrida. Eu não tinha informações de como a corrida iria se sair com a escolha de pneus que fizemos e com o aumento da temperatura. Eu não sabia o que esperar no final, mas fiquei muito feliz. Eu terminei a prova com os pneus sobrando e ainda era capaz de lutar. Agora vamos para Assen”, finalizou Rea.

Enquanto isso, seu companheiro de equipe não teve muito que comemorar no circuito espanhol. Tom Sykes voltou a ter problemas com sua moto e ficou novamente apenas com a sexta posição na Corrida 2.

“Estou realmente sofrendo nas curvas e isso é uma pena. Somos bons em algumas áreas, mas sofri demais na entrada e na finalização das curvas longas. É decepcionante, mas suponho que tenha sido um desses finais de semana. Fiquei surpreso com isso porque na sexta-feira [treinos] fomos mais competitivos, porém, obviamente, todo mundo melhorou e nós não. Hoje [domingo] não consegui muito mais de mim mesmo e estou decepcionado por isso”, lamentou Sykes.

Com os resultados da etapa da Espanha, Jonathan Rea manteve a liderança do Mundial de SuperBike e agora soma 114 pontos. Já Tom Sykes ocupa a sétima posição com 63 pontos. Na disputa entre fabricantes, a Kawasaki manteve a vice-liderança da categoria com 123 pontos.

Dando andamento a sequência do calendário em solo europeu, a Holanda recebe a 4ª etapa do Mundial de SuperBike. Sem intervelos, a próxima rodada será realizada no autódromo TT Assen Circuit, neste final de semana, nos dias 20, 21 e 22 de abril.

Este slideshow necessita de JavaScript.