Test Ride: Yamaha MT-07

DSC00486

FOTO: VINÍCIUS ANDRADE

Mais atraente, a nova Yamaha MT-07 apresenta muita força no torque, leveza e facilidade na condução. As primeiras impressões de pilotagem a bordo dessa máquina você acompanha agora, no portal Acelera Derrico

A nova MT-07 (Master of Torque) foi apresentada pela Yamaha aos jornalistas especializados e também para alguns convidados especiais no dia 09 de outubro. Os pilotos foram recebidos no hotel Blue Tree Paulista, em São Paulo, e de lá foram conduzidos até o Centro da cidade, onde uma grande surpresa os aguardava: um evento todo voltado ao aspecto asiático, com comidas típicas, decoração impecável, e o melhor de tudo, várias MTs estacionadas, só esperando a chegada dos seus “domadores”.

Um pouco de história…

DSC00499

FOTO: VINÍCIUS ANDRADE

A Yamaha MT-07, lançada no Brasil em 2015, chega à sua segunda geração e foi completamente remodelada. Seu novo design possui linhas arrojadas e agressivas, e a proposta era garantir mais conforto ao condutor, com um banco mais largo e ergonômico. O torque, associado ao menor peso da categoria, garante acelerações e retomadas empolgantes, além de agilidade e estabilidade nas manobras.

Detalhes

DSC00539

FOTO: VINÍCIUS ANDRADE

Disponível nas cores Racing Blue (azul metálico), Matt Gray Fluo (cinza metálico fosco) e Matt Black (preto fosco), a MT-07 2019 estará disponível na rede de concessionárias Yamaha a partir do dia 20 de outubro, com o preço sugerido de R$ 33.790,00 + frete.

O motor é um bicilíndrico em linha, com 689cc do tipo DOHC da MT-07 2019. Possui dois comandos e oito válvulas no cabeçote. Arrefecido a líquido e alimentado por sistema de injeção eletrônica, ele é capaz de desenvolver uma potência máxima de 74,8 cv a 9.000 rpm, e o torque máximo de 6,9 kgf.m a apenas 6.500 rpm. Vale destacar que o motor conta com a tecnologia Crossplane, a mesma utilizada na M1 do multicampeão de MotoGP, Valentino Rossi, que foi pensada para melhorar o torque e a entrega de potência.

Painel

DSC00629

FOTO: VINÍCIUS ANDRADE

O painel e seu posicionamento ao centro do guidão, tornou-se uma das marcas registradas do modelo. Ele tem display em LCD, é iluminado por LED e totalmente digital. Possui relógio, indicadores de marcha e combustível, conta-giros, hodômetro total e parcial, consumo médio, consumo instantâneo, F-trip (hodômetro parcial de reserva de combustível), temperatura do líquido de arrefecimento, temperatura do ar de admissão e o indicador “Eco”, que mostra quando a motocicleta está consumindo de maneira eficiente o combustível considerando rotação do motor, ângulo de abertura da borboleta, velocidade e indicador de marcha.

Girando

DSC00493

FOTO: VINÍCIUS ANDRADE

Durante o test ride que fizemos com a máquina, alguns pontos chamaram bastante a nossa atenção, tais como a perfeita ergonomia que a motocicleta oferece ao piloto. Logo no primeiro passeio, o encaixe foi perfeito e parecia que já conhecíamos o produto há tempos.

O torque poderoso, que aliás é umas das maiores propostas dessa moto, exige freios confiáveis, e esse quesito foi muito bem pensado para esta “motoca”. Formado por dois discos flutuantes de 282 mm e pinças de 4 pistões cada na dianteira, um disco de 245 mm e pinça simples na traseira, e claro, sistema ABS.

A leveza, estabilidade, facilidade no controle e a segurança imposta pela nova Yamaha MT-07 também merecem destaque. Pesando apenas 183 kg em ordem de marcha, a moto é, com certeza, uma das mais leves da categoria, e surpreende pela maneira divertida de pilotar, sempre privilegiando o desempenho.

A explicação para isso é o seu chassi tubular – cujo motor faz parte da estrutura – e rodas de liga leve de 10 raios. A nova MT-07 possui umas das melhores relações entre peso/potência desta categoria, com 2,4 kg/cv.

Fala Paschoalin!

DSC00533

FOTO: VINÍCIUS ANDRADE

Em 2019 o piloto Yamaha Racing de corridas de rua, Rafael Paschoalin, chegará à sua quarta participação na subida de montanha Pikes Peak, guiando uma nova Yamaha MT-07. De acordo com Paschoalin, ele optou por competir com essa motocicleya devido a sua agilidade e rapidez.

“A moto é muito estável e firme na trajetória. Com ela consigo ser bastante rápido e competitivo no trecho sinuoso formado por mais de 20 cotovelos ao longo dos 20 km do percurso do Pikes Peak. Outro ponto que contou a favor da MT-07 é seu baixo peso aliado ao seu motor cheio de torque. Essa combinação faz com que eu ganhe preciosos segundos nas acelerações ao sair das curvas e também contribui para que eu ganhe velocidade, com maior rapidez. A MT-07 é monstra! Aposto nela para vencer o Pikes Peak”.

FICHA TÉCNICA:

Peso em ordem de marcha (kg): 183

Motor: 4 Tempos / DOHC 8 válvulas / Arrefecimento líquido

Cilindradas (cm³): 689

Torque máximo (kgf.m/rpm): 6,9 / 6.500

Potência máxima (cv/rpm): 74,8 / 9.000

Tipo de combustível: Gasolina

Capacidade do tanque: 14 (2,7L)

Câmbio: 6 velocidades

Preço sugerido: R$ 33.790,00 + frete

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s