Zarco é o segundo e Viñales o quinto no GP da Argentina

1

FOTO: YAMAHA RACING

Rossi, que seguia em sexto e pronto para brigar pela quinta colocação foi derrubado por Marc Márquez, perdendo importantes pontos no campeonato

Tenso! Assim foi a segunda rodada do Mundial de MotoGP, disputado no Circuito Termas de Rio Hondo, na Argentina. Mesmo antes de começar, a preocupação rondou as equipes e pilotos da principal categoria da motovelocidade mundial. Isso porque a apenas 15 minutos do início da corrida, pontos de chuva caíram no Circuito, causando o caos no grid.

Embora a corrida tenha sido declarada molhada, uma linha seca se formou rapidamente na pista, o que resultou em todos os pilotos, exceto Jack Miller, voltando ao pit lane para trocar os pneus de chuva por slicks, atrasando o início da prova em pouco mais de 15 minutos devido as condições de segurança.

Apesar dos novos pontos de chuva, a direção de prova optou por começar a corrida, que foi encurtada de 25 para 24 voltas, com todos os pilotos utilizando pneus slicks. Quando a corrida começou, Viñales chegou a primeira curva em 12º lugar. Até que avaliasse as condições da pista, o piloto espanhol perdeu mais uma posição, mas logo se recuperou, levando o companheiro de equipe Rossi com ele.

A 10 voltas do final, Vinãles ultrapassou Andrea Dovizioso, ficando com o quinto lugar e, em seguida, concentrou-se em diminuir a lacuna de 13s que o separava do grupo que seguia a frente. O piloto de 23 anos foi ultrapassado por Marc Márquez na última volta e cruzou a linha em sexto lugar, a 14,941s do primeiro. No entanto, devido à direção da corrida dar a Márquez uma penalidade de 30 segundos após a bandeira quadriculada pelo incidente com Rossi, Viñales recuperou a quinta posição.

“Acho que a corrida de hoje foi muito importante para entender muitas coisas. Vi que podemos melhorar na chuva e também no seco, então estou me sentindo confiante. Não estou feliz com o resultado, eu queria tentar ganhar, pois no final da corrida tive ritmo para estar na frente. Agora que estamos mais seguros com os pneus, temos que tentar ser mais agressivos”, declarou o Viñales.

Disputa acirrada

2

FOTO: YAMAHA RACING

Rossi, que largou em 11ª posição, logo no início da prova já estava em oitavo. A disputa com Andrea Iannone lhe custou um tempo precioso, mesmo assim, Rossi seguiu ultrapassando seus adversários. O “The Doctor” chegou a ocupar a quinta colocação, mas logo Vinãles o ultrapassaria, colocando-o em sexto. Juntos, Rossi e Viñales seguiram liderando o segundo pelotão, mas infelizmente a corrida praticamente acabou para o nove vezes campeão do mundo quando Márquez colidiu com ele na 20ª volta, fazendo com que o italiano saísse da pista e sofresse uma queda ao ser empurrado para a grama molhada e escorregadia.

Rossi até voltou à prova, mas longe da posição que ocupava no momento do incidente, e cruzou a linha de chegada em 19º lugar, a 52,082s do líder. “Estou bem, mas esta é uma situação muito ruim. Se você tomar o que aconteceu neste fim de semana como um exemplo, um incidente pode acontecer com qualquer um, você pode cometer um erro na frenagem, você pode tocar o outro. Isso pode acontecer. Mas de sexta de manhã em diante, Márquez fez isso com Viñales, Dovizioso e comigo. Hoje ele foi direto em quatro pilotos. Se você começar a correr assim, isso se tornará um esporte muito perigoso e poderá acabar mal”, avaliou Rossi.

É uma situação muito perigosa e espero que o que eu disse ao diretor de corridas Mike Webb faça com que eles assumam mais responsabilidades. Eles têm que fazer alguma coisa. Fico com medo na pista quando estou com Márquez. Hoje fiquei com medo quando vi o nome dele na placa de avisos. Eu não sou da direção de prova – eles vão decidir – mas desse jeito ele destrói o nosso esporte, porque quando você está a 300 km por hora na pista, você tem que ter respeito por seus rivais”, declarou Valentino Rossi após a prova.

Apesar dos apesares, para Johann Zarco, piloto da Equipe Monster Yamaha Tech3, o fim de semana foi perfeito. Isso porque este foi o primeiro pódio do piloto francês na temporada. Zarco largou bem e se manteve no pelotão da frente a corrida inteira. Apresentando um desempenho impecável, demonstrou maturidade e força para brigar pela liderança. Dessa forma, a segunda colocação foi merecida, deixando-o como o piloto da Yamaha melhor colocado da etapa.

Com os resultados da segunda etapa da temporada 2018 do MotoGP, Viñales sobe para o quarto lugar na classificação do campeonato, com 21 pontos. Rossi caiu para o oitavo lugar, com um total de 16 pontos. A Yamaha continua em terceiro lugar no Campeonato de construtores com 36 pontos, enquanto a Movistar Yamaha MotoGP está agora na segunda posição, juntamente com a equipe da Monster Yamaha Tech3, com 37 pontos cada.

A equipe Movistar Yamaha MotoGP estará de volta em ação em duas semanas para disputar o Grande Prêmio dos Estados Unidos, a ser disputado no Circuito das Américas em Austin, Texas.

Honda apresenta nova estrutura de atendimento à imprensa em competições

1

FOTO: DIVULGAÇÃO

A partir de agora, o atendimento à imprensa referente ao calendário de competições da equipe Honda Racing no Brasil contará com o suporte de uma nova estrutura de comunicação para a temporada 2018. Nas competições on road, o atendimento à imprensa será coordenado pela Spokesman e, para as modalidades off road, as equipes e pilotos passarão a contar com o suporte da Agência Mundo Press.

As agências atuarão na criação de estratégias de comunicação e produção de conteúdo da equipe Honda Racing, o que incluirá a divulgação do desempenho e resultados dos pilotos e equipes ao longo de todas as competições, além do relacionamento com os profissionais de imprensa de todo o país.

ON ROAD

Para a disputa desta temporada, a equipe Honda Racing reuniu o atual campeão da modalidade, o paulistano Eric Granado, de 21 anos (que além do SuperBike irá correr com o suporte da marca no Mundial, na categoria Moto 2), e Pedro Sampaio, piloto de Bento Gonçalves, de 20 anos, que chega à categoria após conquistar, em 2017, o título da Super Sport 600cc. Chefiados por Reinaldo Campos, Eric Granado e Pedro Sampaio vão correr com a nova Honda CBR 1000RR.

“A experiência com a equipe Honda Racing será um grande e animador desafio para a Spokesman, que reúne profissionais capacitados e especializados em grandes coberturas esportivas e de entretenimento. Vamos acelerar juntos e buscar excelentes resultados”, destaca Ricardo Frota, da Spokesman.

OFF ROAD

A Honda Racing já está em ação na modalidade. Em 2018, a equipe busca títulos no Motocross, Rally Cross Country, Enduro FIM e Enduro de Regularidade. Os competidores aceleram as motocicletas Honda CRF 450RX, CRF 450R, CRF 250R, CRF 230F.

A equipe saiu na frente no Campeonato Brasileiro de Motocross e lidera com os pilotos paulistas Gustavo Pessoa (atual campeão da classe MX2) e Hector Assunção (MX1). O time de Motocross é comandado por Cale Neto e também conta com o equatoriano Jetro Salazar (MX1) e com o catarinense Lucas Dunka (MX2). Além do Campeonato Brasileiro, o time irá disputar o Arena Cross.

No Rally Cross Country, a Honda Racing está em contagem regressiva para acelerar nas provas do Campeonato Brasileiro da modalidade e no Rally dos Sertões. O chefe de equipe é o mineiro Dário Júlio, que convocou os paulistas Jean Azevedo (heptacampeão do Rally dos Sertões) e Júlio Bissinho Zavatti, além do gaúcho Gregório Caselani e o mineiro Tunico Maciel.

Dário Júlio e Tunico Maciel ainda representam a Honda Racing nas principais competições de Enduro de Regularidade, inclusive abriram a temporada com títulos no Rally Cerapió (pelas categorias Over 40 e Master, respectivamente). Eles também disputam o Campeonato Brasileiro da modalidade e estão confirmados no Enduro da Independência e no Ibitipoca Off-Road.

No Enduro FIM, a Honda Racing está de olho nos títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa EFX. O multicampeão off-road Felipe Zanol é o chefe de equipe e os pilotos são os mineiros Júlio Ferreira (categoria E2) e Gabriel Soares “Tomate” (E1), além do fluminense Nicolás Rodriguez (E1).

“É uma honra para a Mundo Press trabalhar em parceria com a Honda Racing, sinônimo de excelência em competições sobre duas rodas em todo o planeta. A nossa agência possui grande expertise nas áreas de esportes e de produtos, temos certeza de que iremos conquistar resultados excelentes dentro e fora das pistas na temporada 2018”, afirmou Ângela Monteiro, diretora da Mundo Press.

Equipe Alex Barros Racing confirma presença no SuperBike Brasil 2018

1

FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Nos dias 28 e 29 de abril será dada a largada para a temporada 2018 do SuperBike Brasil. Será a primeira de oito etapas previstas no calendário, que passará por três estados: São Paulo, Paraná e Goiás. Para a equipe Alex Barros Racing, que contará com dois pilotos na categoria SBK Pro, será o terceiro ano consecutivo em que o elenco participará do campeonato que figura entre os cinco maiores do mundo. Este é o sétimo ano de atividade do time. A prova inaugural acontece no autódromo de Interlagos (SP).

Neste ano, o SuperBike Brasil vem com novidades no regulamento, e as mudanças ocorrem especialmente na categoria SBK Pro. As motos de 1000 cc da principal modalidade do evento terão motores Stock, fato que deve trazer mais equilíbrio e disputas para a categoria.

Alex Barros, chefe da equipe, conta que todos estão animados para mais um ano de desafios e trabalho. “Estamos otimistas por mais uma temporada na busca pelos melhores resultados. Alcançar a vitória, o pódio e brigar pelo campeonato são nossas principais metas”, diz Barros.

O elenco de Barros também vem com novidades e neste ano volta a acelerar os modelos BMW S 1000 RR. “Com as alterações no regulamento, um ponto bem importante para nós na decisão sobre o equipamento, foi a questão do apoio técnico. Temos uma parceria técnica direta com a fábrica da BMW na Alemanha, e isso nos ajudará no desenvolvimento das motos BMW versão 2018 ao longo do ano”, conta.

Nesta temporada o time novamente vai acelerar com as cores da Híbridos Prime, devido aos resultados e sucesso de 2017. Mas, o elenco será mais enxuto. “Mudamos um pouco a estratégia, e por causa disso, teremos somente dois pilotos representando a Híbridos Prime Alex Barros Racing. E nosso foco será total na busca do título”, ressalta Alex Barros.

O time está em fase final de negociações. Um dos pilotos já está definido e o outro representante da equipe será decidido em breve. Nos próximos dias o elenco deve anunciar oficialmente seus dois pilotos para a temporada 2018.

Confira o calendário 2018 do SuperBike Brasil:

1ª etapa: 28 e 29 de abril em Interlagos (SP)

2ª etapa: 26 e 27 de maio em Curitiba (PR)

3ª etapa: 23 e 24 de junho em Interlagos (SP)

4ª etapa: 21 e 22 de julho em Interlagos (SP)

5ª etapa: 18 e 19 de agosto em Interlagos (SP)

6ª etapa: 15 e 16 de setembro em Goiânia (GO)

7ª etapa: 10 e 11 de novembro em Londrina (PR)

8ª etapa: 1º e 2 de dezembro em Interlagos (SP)

GaiaMX anuncia time de pilotos para 2018

Time-GaiaMX2018-janaina-souza

FOTO: DIVULGAÇÃO

A GaiaMX, marca de óculos off road da MXF Motors do Brasil, anuncia sua equipe de pilotos para o ano de 2018. A escolha dos atletas foi realizada através de uma seleção online, onde os perfis dos inscritos foram avaliados por uma comissão. Serão 11 pilotos em diferentes modalidades off road. De Motocross a Dowhill, os pilotos do time Gaia entram com tudo nas competições brasileiras. Acompanhe quem é quem:

Janaina Souza é piloto de Enduro, Rally e Cross Country. Ela é Tetra Campeão no Enduro da Independência, Penta campeã Copa EFX Enduro FIM e da Copa CACC Cross Country. Suas expectativas para 2018 são ótimas. “Estou animada para conquistar os títulos da Copa EFX de Enduro FIM, Independência e Copa CACC de Cross Country. É sempre bom contar com parcerias como a GaiaMX para alcançarmos a vitória” conta.

Atleta de MTB Downhill na categoria Elite, Bruno Borher possui no currículo os títulos de Campeão Brasileiro CBMTB 2016 categoria Júnior, Campeão Estadual 2016 Categoria Júnior, Vice-Campeão da Descida das Escadas de Santos 2017 categoria Sub-23 e Vice-Campeão Estadual 2017 Sub-30. “Nas competições de 2018, espero adquirir o máximo de experiência, já que é o meu primeiro ano na Elite. Sempre buscar ficar perto do topo e aprender com quem está lá”, conta Bruno.

Piloto de Motocross, Lucas Dunka é Campeão Catarinense das categorias MX1 e MX2. Esse ano, ele irá correr no Campeonato Brasileiro de Motocross, Catarinense de Motocross e possivelmente o Arena Cross. “Minhas expectativas para esta temporada são excelentes, estou confiante que será um ano incrível”, conta.

Marcely Cazadini corre nas modalidades Enduro e Motocross e foi Campeã Mineira 2017 e Vice-campeã Brasileira 2017, modalidade Enduro. Ela está focada e segue satisfeita com mais um ano de patrocínio com a GaiaMX. “Esse ano irei correr o Brasileiro de Enduro, Brasileiro de Motocross e algumas provas do Mineiro de Motocross”, conta.  Marcely está focada no Enduro, que é sua nova modalidade. “Espero colocar a GaiaMX no topo do pódio por mais um ano”, finaliza.

Piloto de Freestyle Motocross, Tatá Mello é recordista BRA de Step Up em três anos seguidos (2008, 2009, e 2010), Campeão do Race Style na etapa do Night of the Jumps, e foi dublê do filme Velozes e Furiosos 5. “Estou muito satisfeito com os produtos de extrema qualidade e com todo o suporte que recebo da marca”, conta Tatá, que está indo para seu quarto ano de parceria com a GaiaMX.

Ricardo Tedeschi é piloto de Motocross e neste ano irá disputar o Goiano de MX, Mineiro de MX e Mato-Grossense de MX. Segundo o piloto, “As expectativas para essa temporada são grandes. Estou confiante na conquista do título nos campeonatos que irei disputar”.

Novato da equipe GaiaMX, Vincenzo Barbagallo corre na modalidade Hard Enduro e Super Enduro, é Campeão Brasileiro de Super Enduro e Campeão do GP 6 horas de Cross Country. Esse ano irá correr no Campeonato Brasileiro de Hard Enduro, Desafio Uphill de Hard Enduro e GP 6 horas de Cross Country. “Minha expectativa é ficar entre os três primeiros colocados na categoria Gold, que é a principal do Hard Enduro. É um prazer imenso representar a marca nessa temporada”, conta o piloto.

Duda Mikulski é Engenheira Civil, mas sonha em fazer do esporte uma profissão. Paranaense, ela corre no Campeonato de seu estado pela GaiaMX em 2018, o qual foi vice-campeã no ano passado. “Não existe nada melhor que pilotar em todo o mundo, essa é minha essência! Coragem e superação são as palavras que levo para as competições deste ano e ao lado da GaiaMX”.

Bicampeão na Arena Cross em 2017 e dono de vários títulos importantes durante sua carreira, Jean Ramos representou o Brasil na maior competição de Supercross do mundo: o AMA SX 2018. Para esse ano, Jean segue confiante nos seus objetivos. “Tive grande sucesso em 2017 e minha meta é superar meus resultado do ano passado e conquistar mais títulos com o apoio da GaiamX”, revela o piloto. Ele já está competindo no Brasileiro de Motocross e no Catarinense de Motocross, o qual protagonizou a primeira etapa.

Time GaiaMX Kids

João Gabriel Wovst é o novo piloto Kids do time GaiaMX. Com apenas quatro anos, ele já mostra talento nas pistas de Motocross gaúchas. Esse será seu primeiro ano de competições, onde irá correr no Campeonato Gaúcho de Motocross e Velocross e na Copa Ripe de Velocross, na qual oito corridas estão programadas.

Kauan, conhecido como “Formiguinha”, também integra o time Kids da GaiaMX. Com 10 anos, ele corre nas modalidades Motocross e Velocross, 65 cc. Esse ano irá competir no Brasileiro de Motocross, Paranaense de Motocross, Mato-Grossense de Velocross e no Arena Cross. “Espero conquistar bons resultados. Estou confiante nas competições e busco ser campeão”, conta o piloto.

Gabriel Mielke também é piloto de Motocross e entre os títulos conquistados em 2017 estão o de Campeão Brasileiro de Velocross e também de Motocross na categoria 65cc, além do de Campeão Catarinense de Velocross. Em 2018, Gabriel irá competir pela 90cc e diz estar treinando forte para chegar ao topo. “Estou muito animado e me esforçando para representar novamente a GaiaMX”, conta o piloto. Este é o segundo ano de patrocínio da marca ao piloto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Kawasaki Racing Team: mesmo com problemas, KRT vence na Tailândia e assume liderança do Mundial de SBK

imagem_release_1239346

FOTO: KAWASAKI USA

A rodada da Tailândia foi marcada por grandes dificuldades, mas também pelo início da disputa direta pela manutenção do título mundial. Jonathan Rea (#1), da Kawasaki Racing Team, garantiu a pole position, faturou a primeira vitória na temporada e assumiu a liderança do Mundial de SuperBike. Já o seu companheiro de equipe, Tom Sykes (#66), teve muito pouco a comemorar nas corridas do Circuito de Buriram, realizadas neste final de semana dos dias 24 e 25 de março. O piloto britânico enfrentou problemas mecânicos nas duas baterias da 2ª etapa e deixou o país asiático com apenas um sexto lugar.

O que na abertura da rodada parecia muito promissor para a dupla da Kawasaki Racing Team acabou se mostrando um grande infortúnio em seu último dia na Tailândia. O atual bicampeão, Jonathan Rea, não alcançou seu melhor desempenho na segunda bateria, disputada no domingo (25), e encerrou a prova apenas na quarta posição.

“Acho que o meu problema (nos freios) deve ter sido parecido com o que o Tom (Sykes) enfrentou ontem (sábado). Depois de uma prova muito difícil em Phillip Island, nós conseguimos sair daqui com um primeiro e um quarto lugares e ainda ocupando a liderança do campeonato. Por isso não foi um desastre. Estou frustrado, mas com um sorriso no rosto, porque pelo menos a moto estava boa e esta é a pior de todas as pistas do campeonato para os freios. Senti que poderia ter lutado pela vitória novamente, mas foi o que deu para fazer”, conta Rea.

Enquanto isso, para Tom Sykes, o dia foi para ser esquecido. O britânico teve problemas na dianteira de sua Kawasaki Ninja ZX-10RR e, após completar a sétima volta, decidiu recolher aos boxes para evitar uma possível queda.

“Desde o início das primeiras voltas nos treinos livres no (Circuito) Buriram me senti em forma, assim como me sentia em Phillip Island. Depois da Superpole, eu estava pronto para as corridas. Acho que nesse estágio, a moto devia ser capaz de lutar pela vitória. Mas foi um desastre absoluto”, resumiu Sykes.

Já a primeira bateria, realizada no sábado (24), foi mais promissora para os pilotos da Kawasaki Racing Team. Após garantir a pole position, com o tempo de 1m32s814, Jonathan Rea fez um bom início de prova e manteve a liderança por praticamente toda a corrida. Mesmo sem conseguir manter uma grande vantagem para os oponentes, o piloto norte-irlandês cruzou a linha de chegada na frente e comemorou a sua primeira vitória no ano.

“Tivemos alegria e alívio em ganhar hoje (sábado). Em Phillip Island, no primeiro round, fiquei um pouco abatido após ter enfrentado uma doença, uma lesão e uma corrida realmente difícil. Minha estratégia aqui era acompanhar o pelotão, porque assim poderia ver quantos adversários seriam rápidos. Mas vi que o Tom (Sykes) estava com problemas, então joguei o plano pela janela. Segui sozinho, estabelecendo meu próprio ritmo. Foi muito difícil, especialmente no calor e sem nenhuma referência à frente. Meus tempos de volta ficaram muito consistentes e isso foi o suficiente para manter a diferença. Mas cometi um erro enorme na Curva 3 e perdi muita vantagem da minha liderança, então tive que trabalhar novamente. Baixei a cabeça por algumas voltas e consegui administrar as coisas”, conta Rea.

Para Tom Sykes, a prova foi marcada por problemas mecânicos em sua moto. O piloto britânico largou bem e nas voltas iniciais chegou a ocupar a liderança temporariamente. Porém, com falhas nos freios, acabou perdendo desempenho e também posições. Apesar de lutar para seguir competitivo, Sykes não conseguiu impedir as ultrapassagens e encerrou a prova na sexta posição.

“Tive um problema com o sistema de freios e depois de cinco ou seis voltas fiquei sem ajuste. Eu não conseguia conduzir a moto como queria e assim não era possível obter o melhor proveito nas curvas”, explica Sykes.

Com os resultados obtidos na Tailândia, Jonathan Rea somou 38 pontos e pulou para a liderança do campeonato com 69 pontos conquistados. Já Tom Sykes deixou a vice-liderança do classificatório geral e caiu para a sétima posição com 43 pontos. Enquanto isso, na disputa entre fabricantes, a Kawasaki é a segunda colocada com 78 pontos.

Agora o Mundial de SuperBike deixa o continente asiático e segue para a Europa. A 3ª etapa será realizada no tradicional circuito de MotorLand Aragon, na Espanha, nos dias 13, 14 e 15 de abril.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Visitante do Salão Moto Brasil poderá conferir de perto que “o Rio de Janeiro continua lindo”

imagem_release_1238836

FOTO: DIVULGAÇÃO/SALÃO MOTO BRASIL

Maio está se aproximando e com o passar dos dias está cada vez mais próxima a edição 2018 do Salão Moto Brasil que acontecerá de 25 a 27 de maio no Riocentro. Já cantarolava o poeta… “O Rio de Janeiro continua lindo…” Dona de um dos mais belos cartões postais do País, a capital fluminense mantém sua beleza natural que tanto agrada os olhos de brasileiros e estrangeiros. Não foi à toa que em 2012 a UNESCO fez dela Patrimônio Cultural da Humanidade sob o título “Rio de Janeiro: Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar”.

A “cidade maravilhosa” que já foi tema para muitas canções, ganhou fama internacional por suas belas praias e pontos turísticos como o Pão de Açúcar. Afinal, como ir ao Rio e não embarcar no bondinho na Urca? Seria o mesmo que ir a Orlando sem visitar Walt Disney World. Falando no “pai do Mickey Mouse”, na década de 40 ele deu vida a um personagem 100% carioca… Quem? Zé Carioca, o papagaio cheio de artimanhas e apaixonado pela Rosinha. A primeira aparição do personagem foi no filme Alô, amigos (Saludos Amigos), de 1942.

O Rio também foi palco de grandes eventos esportivos, como a última Copa do Mundo e a edição 2016 das Paralimpíadas e Olímpiadas que teve o Riocentro como um dos palcos da realização de diversas modalidades esportivas. Badminton, boxe e levantamento de peso foram algumas das disputas realizadas no segundo maior centro de convenções da América Latina.

Localizado em Jacarepaguá, hoje, o Riocentro também é a nova casa do Salão Moto Brasil.

Salão Moto Brasil

imagem_release_1238837

FOTO: DIVULGAÇÃO/SALÃO MOTO BRASIL

Na sua 8ª edição, o Salão Moto Brasil, já está estabelecido no calendário anual do motociclismo nacional e é um dos maiores do setor no Brasil. Com o intuito de gerar negócios, entretenimento, educação e turismo, o evento tem expositores das principais montadoras, fabricantes e distribuidoras de motopeças e acessórios, além de shows, atrações e um público qualificado e apaixonado por duas rodas. O Salão Moto Brasil tem como apoiadores institucionais AMO-RJ (Associação dos Motociclistas do Rio de Janeiro), FMCRJ (Federação de Motoclubes do Rio de Janeiro), ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), Rio Convention & Visitors Bureau e RIOTUR.

Edição de 2017 em números:

imagem_release_1238849

FOTO: DIVULGAÇÃO/SALÃO MOTO BRASIL

– Cerca de 92 mil visitantes;

– 125 expositores com mais de 400 marcas (aumento de 30% em relação a edição anterior);

– Mais de 40 mil motos no estacionamento;

– 6.000 profissionais do setor;

– Mais de R$ 10 milhões em volume de negócios;

– 1.500 moto clubes cadastrados.

SERVIÇO:

Salão Moto Brasil 2018 – Rio de Janeiro – RJ

Pavilhão 2 do Riocentro

Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ.

Dias: 25, 26 e 27 de maio

www.salaomotobrasil.com.br

www.facebook.com/salaomotobrasil

Honda CBR1000RR Fireblade SP: edição comemorativa dos 25 anos chega com unidades exclusivas e limitadas

1

FOTO: DIVULGAÇÃO

O conceito “Controle Total” guia desde sempre o projeto de todas as Fireblades. Tal filosofia, simples, mas genial, deu origem às mais espetaculares superesportivas da categoria Superbike, resultando em motocicletas capazes de conciliar potência com maneabilidade em doses exatas. As Fireblades são instrumentos perfeitos para pilotos talentosos e também acessíveis para aqueles que desejam aperfeiçoar a tocada. O “Controle Total” está na raiz desta versatilidade, fator de sucesso nas pistas e que fez escola.

A Fireblade foi 100% renovada em 2017, ano de seu 25º aniversário, porém manteve intocado seu DNA. A versão mais sofisticada, a SP “Sport Package”, será oferecida em versão comemorativa, exclusiva e numerada, limitadas à apenas 25 exemplares para o mercado brasileiro. São verdadeiras preciosidades, imediatas “cult bikes”, destinadas à típica e merecida valorização por representarem o máximo de diferenciação, qualidade e performance dentro de seu segmento.

A CBR1000RR Fireblade em versão SP exalta um aspecto marcante da filosofia “Controle Total”: a relação peso/potência, que na prática resulta em maneabilidade, aceleração e comportamento superior seja em curva ou nas acelerações. Nenhuma Fireblade conseguiu ser tão eficiente quanto esta nova “safra” comemorativa dos 25 anos, que nesta versão SP tem peso reduzido em 15 kg face a versão ABS, com o tetraciliíndro de potência elevada em 11cv, alcançando a brutal cifra de 192 cv a 13 mil rpm e exatos 998 cm³.

Cavalaria bruta

2

FOTO: DIVULGAÇÃO

Para gerenciar tal cavalaria, a Honda afinou a eletrônica da Fireblade a um nível de estado de arte através do RMSS – Riding Mode Selectable System, que permite ao piloto escolher vários modos adequados às condições de uso e suas necessidades específicas. Através da unidade de medição inercial IMU (Inertial Measurement Unit) ocorre a análise em tempo real com leitura em cinco eixos (três de aceleração e dois de velocidade angular), determinando assim a ação do controle de tração HSTC (Honda Selectable Torque Control System) em nove níveis e a exata gestão da derrapagem da roda traseira sob a precisa ação do acelerador eletrônico TBW – Throttle-By-Wire.

A plataforma inercial IMU está integrada ao ABS e limita a elevação da roda traseira em frenagem (RLC – Real Lift Control) como o levantamento da roda dianteira sob aceleração. Os três modos de gestão eletrônica selecionáveis – Street (Estrada), Circuit (Circuito) e Mechanic (Mecânico) – podem ser ajustados durante a condução através de controles no punho esquerdo e todas as operações podem ser observadas através do painel LCD TFT colorido.

O uso de materiais nobres como o magnésio resultou na redução de 2 kg apenas no motor. O escape de titânio 4-2-1 é 2,8 kg mais leve e o tanque de combustível realizado no mesmo material perdeu 1,3 kg. Tais componentes, exclusivos da versão SP, resultaram num peso de apenas 195 kg em ordem de marcha, 15 kg a menos se comparada à Fireblade ABS.

Importada do Japão, a nova CBR1000RR Fireblade versão 2017 estará disponível ao mercado brasileiro em toda rede Dream, em duas versões exclusivas: CBR1000RR Fireblade ABS e CBR1000RR Fireblade SP, nas cores vermelha (CBR1000RR Fireblade ABS); ou a versão nas cores da HRC em vermelho, preto e branco (SP). Os preços públicos sugeridos serão de R$ 69.990,00 e R$ 79.990,00. A garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem e durante esse período possui o “Honda Assistance”, com assistência 24 horas.