Tudo pronto para a segunda etapa do Paranaense de Motocross, em Mandaguari

Imagem 428

FOTO: MOISES FIRMINO

Mais de 300 pilotos do estado e também do Paraguai são aguardados para a disputa de 15 categorias, neste fim de semana, dias 14 e 15 de abril

Expectativa de gates cheios e belas disputas para a segunda etapa do Campeonato Paranaense de Motocross, que acontece neste fim de semana, dias 14 e 15 de abril, na cidade de Mandaguari, localizada na região Norte, a cerca de 30 quilômetros de Maringá.

Pilotos de todo o estado e também do Paraguai já confirmaram presença para as provas de 15 categorias. São elas: 65cc, 85cc, Força Livre Nacional, Intermediária Especial, Intermediária Nacional, Junior, Light, Minimotos, MX1, MX2, MX3, MX4, MX5 45, MX5 50 e MXF.

Nas principais, MX1 e MX2, Pepê Bueno vem com força total. “Estou numa boa fase. Ganhei a primeira corrida do estadual na MX2, já na MX1, venci uma das baterias. Acredito que o evento terá atletas bem rápidos, mas o objetivo é alcançar um bom resultado”, afirma.

A Pista de Motocross de Mandaguari será o palco das corridas, ela fica localizada na BR 376 – saída para Jandaia do Sul. O traçado é de 1100 metros, bastante técnico. No sábado, a programação inicia a partir das 10h. Já no domingo, os competidores entram em ação a partir das 8h.

O presidente da Federação Paranaense de Motociclismo, Gilberto Rosa, o Juba, convida todos a participar. “Estamos preparando um evento com o melhor para os pilotos e também para o público, que terá acesso gratuito para conferir de perto as disputas”, afirma.

SERVIÇO:

Campeonato Paranaense de Motocross 2018

Etapa: 2

Data: 14 e 15 de abril

Local: Pista de Motocross de Mandaguari – BR 376 – Saída para Jandaia do Sul

Inscrição: R$ 100 antecipada (wwwm.fprm.com.br)/ R$ 150 no local

Ingresso: Entrada franca

Este slideshow necessita de JavaScript.

Kawakami conclui satisfeito pré-temporada do Red Bull MotoGP Rookies Cup

Red Bull Rookies Cup, Jerez test 2018

FOTO: GOLD & GOOSE/RED BULL CONTENT POOL

Piloto brasileiro comemora evolução alcançada nos cinco dias de testes em Jerez de La Frontera e prevê temporada difícil

A preparação de Meikon Kawakami para sua segunda temporada no Red Bull Moto GP Rookies Cup apresentou como ponto alto os cinco dias de testes coletivos da última semana em Jerez de La Frontera, na Espanha. O brasileiro fechou a pré-temporada apontando evolução e manifestando uma expectativa positiva para a primeira das sete etapas, que vai acompanhar a programação do Mundial MotoGP nos dias 5 e 6 de maio, também em Jerez.

“Chegamos à Espanha sabendo que havia uma diferença muito grande entre nós e os primeiros colocados da categoria”, citou Kawakami, de 15 anos, apontado como uma das principais promessas da motovelocidade brasileira. “O primeiro dia foi todo dedicado a sentir o equipamento, ajustar a moto, estudar o set up. Inclusive tivemos em Jerez a presença de um engenheiro da LaGlisse, o que nos ajudou bastante nesse trabalho”, manifestou o piloto.

A LaGlisse Academy é a equipe que Kawakami defende no FIM CEV Repsol, um dos campeonatos mais disputados do mundo na categoria Moto3, em que pilota uma Husqvarna – no Red Bull MotoGP Rookies Cup todos usam motocicletas KTM. “Em Jerez, no segundo dia, a gente estava com a moto bem ajustada, usamos pneus novos. Baixamos bastante os tempos, a diferença caiu bastante. Terminei vários treinos entre os cinco mais rápidos”, contou.

Meikon Kawakami aproveitou a programação em Jerez para simular uma corrida. “Fiz 18 voltas em 1min50s, 70 por cento das voltas vieram nessa casa. A volta do mais rápido foi 1min48s9. O ritmo de corrida foi bacana, saímos de Jerez entre os dez mais rápidos, muitas vezes entre os cinco, e com a moto bem acertada para a corrida. Fácil é claro que não vai ser, são mais de 20 pilotos no mesmo segundo, mas estamos prontos para buscar o resultado”.

Antes da estreia no Red Bull MotoGP Rookies Cup de 2018, Kawakami disputará nos dias 28 e 29 de abril em Valência, na Espanha, a segunda etapa do FIM CEV Repsol. O piloto embarcará no próximo sábado (14) para os testes que terá na segunda-feira (16) com a LaGlisse Academy no Circuito Ricardo Tormo, palco da disputa. Na primeira etapa, no circuito português de Estoril, Kawakami largou em 29º e era 15º quando abandonou após uma queda.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Zarco é o segundo e Viñales o quinto no GP da Argentina

1

FOTO: YAMAHA RACING

Rossi, que seguia em sexto e pronto para brigar pela quinta colocação foi derrubado por Marc Márquez, perdendo importantes pontos no campeonato

Tenso! Assim foi a segunda rodada do Mundial de MotoGP, disputado no Circuito Termas de Rio Hondo, na Argentina. Mesmo antes de começar, a preocupação rondou as equipes e pilotos da principal categoria da motovelocidade mundial. Isso porque a apenas 15 minutos do início da corrida, pontos de chuva caíram no Circuito, causando o caos no grid.

Embora a corrida tenha sido declarada molhada, uma linha seca se formou rapidamente na pista, o que resultou em todos os pilotos, exceto Jack Miller, voltando ao pit lane para trocar os pneus de chuva por slicks, atrasando o início da prova em pouco mais de 15 minutos devido as condições de segurança.

Apesar dos novos pontos de chuva, a direção de prova optou por começar a corrida, que foi encurtada de 25 para 24 voltas, com todos os pilotos utilizando pneus slicks. Quando a corrida começou, Viñales chegou a primeira curva em 12º lugar. Até que avaliasse as condições da pista, o piloto espanhol perdeu mais uma posição, mas logo se recuperou, levando o companheiro de equipe Rossi com ele.

A 10 voltas do final, Vinãles ultrapassou Andrea Dovizioso, ficando com o quinto lugar e, em seguida, concentrou-se em diminuir a lacuna de 13s que o separava do grupo que seguia a frente. O piloto de 23 anos foi ultrapassado por Marc Márquez na última volta e cruzou a linha em sexto lugar, a 14,941s do primeiro. No entanto, devido à direção da corrida dar a Márquez uma penalidade de 30 segundos após a bandeira quadriculada pelo incidente com Rossi, Viñales recuperou a quinta posição.

“Acho que a corrida de hoje foi muito importante para entender muitas coisas. Vi que podemos melhorar na chuva e também no seco, então estou me sentindo confiante. Não estou feliz com o resultado, eu queria tentar ganhar, pois no final da corrida tive ritmo para estar na frente. Agora que estamos mais seguros com os pneus, temos que tentar ser mais agressivos”, declarou o Viñales.

Disputa acirrada

2

FOTO: YAMAHA RACING

Rossi, que largou em 11ª posição, logo no início da prova já estava em oitavo. A disputa com Andrea Iannone lhe custou um tempo precioso, mesmo assim, Rossi seguiu ultrapassando seus adversários. O “The Doctor” chegou a ocupar a quinta colocação, mas logo Vinãles o ultrapassaria, colocando-o em sexto. Juntos, Rossi e Viñales seguiram liderando o segundo pelotão, mas infelizmente a corrida praticamente acabou para o nove vezes campeão do mundo quando Márquez colidiu com ele na 20ª volta, fazendo com que o italiano saísse da pista e sofresse uma queda ao ser empurrado para a grama molhada e escorregadia.

Rossi até voltou à prova, mas longe da posição que ocupava no momento do incidente, e cruzou a linha de chegada em 19º lugar, a 52,082s do líder. “Estou bem, mas esta é uma situação muito ruim. Se você tomar o que aconteceu neste fim de semana como um exemplo, um incidente pode acontecer com qualquer um, você pode cometer um erro na frenagem, você pode tocar o outro. Isso pode acontecer. Mas de sexta de manhã em diante, Márquez fez isso com Viñales, Dovizioso e comigo. Hoje ele foi direto em quatro pilotos. Se você começar a correr assim, isso se tornará um esporte muito perigoso e poderá acabar mal”, avaliou Rossi.

É uma situação muito perigosa e espero que o que eu disse ao diretor de corridas Mike Webb faça com que eles assumam mais responsabilidades. Eles têm que fazer alguma coisa. Fico com medo na pista quando estou com Márquez. Hoje fiquei com medo quando vi o nome dele na placa de avisos. Eu não sou da direção de prova – eles vão decidir – mas desse jeito ele destrói o nosso esporte, porque quando você está a 300 km por hora na pista, você tem que ter respeito por seus rivais”, declarou Valentino Rossi após a prova.

Apesar dos apesares, para Johann Zarco, piloto da Equipe Monster Yamaha Tech3, o fim de semana foi perfeito. Isso porque este foi o primeiro pódio do piloto francês na temporada. Zarco largou bem e se manteve no pelotão da frente a corrida inteira. Apresentando um desempenho impecável, demonstrou maturidade e força para brigar pela liderança. Dessa forma, a segunda colocação foi merecida, deixando-o como o piloto da Yamaha melhor colocado da etapa.

Com os resultados da segunda etapa da temporada 2018 do MotoGP, Viñales sobe para o quarto lugar na classificação do campeonato, com 21 pontos. Rossi caiu para o oitavo lugar, com um total de 16 pontos. A Yamaha continua em terceiro lugar no Campeonato de construtores com 36 pontos, enquanto a Movistar Yamaha MotoGP está agora na segunda posição, juntamente com a equipe da Monster Yamaha Tech3, com 37 pontos cada.

A equipe Movistar Yamaha MotoGP estará de volta em ação em duas semanas para disputar o Grande Prêmio dos Estados Unidos, a ser disputado no Circuito das Américas em Austin, Texas.

Honda apresenta nova estrutura de atendimento à imprensa em competições

1

FOTO: DIVULGAÇÃO

A partir de agora, o atendimento à imprensa referente ao calendário de competições da equipe Honda Racing no Brasil contará com o suporte de uma nova estrutura de comunicação para a temporada 2018. Nas competições on road, o atendimento à imprensa será coordenado pela Spokesman e, para as modalidades off road, as equipes e pilotos passarão a contar com o suporte da Agência Mundo Press.

As agências atuarão na criação de estratégias de comunicação e produção de conteúdo da equipe Honda Racing, o que incluirá a divulgação do desempenho e resultados dos pilotos e equipes ao longo de todas as competições, além do relacionamento com os profissionais de imprensa de todo o país.

ON ROAD

Para a disputa desta temporada, a equipe Honda Racing reuniu o atual campeão da modalidade, o paulistano Eric Granado, de 21 anos (que além do SuperBike irá correr com o suporte da marca no Mundial, na categoria Moto 2), e Pedro Sampaio, piloto de Bento Gonçalves, de 20 anos, que chega à categoria após conquistar, em 2017, o título da Super Sport 600cc. Chefiados por Reinaldo Campos, Eric Granado e Pedro Sampaio vão correr com a nova Honda CBR 1000RR.

“A experiência com a equipe Honda Racing será um grande e animador desafio para a Spokesman, que reúne profissionais capacitados e especializados em grandes coberturas esportivas e de entretenimento. Vamos acelerar juntos e buscar excelentes resultados”, destaca Ricardo Frota, da Spokesman.

OFF ROAD

A Honda Racing já está em ação na modalidade. Em 2018, a equipe busca títulos no Motocross, Rally Cross Country, Enduro FIM e Enduro de Regularidade. Os competidores aceleram as motocicletas Honda CRF 450RX, CRF 450R, CRF 250R, CRF 230F.

A equipe saiu na frente no Campeonato Brasileiro de Motocross e lidera com os pilotos paulistas Gustavo Pessoa (atual campeão da classe MX2) e Hector Assunção (MX1). O time de Motocross é comandado por Cale Neto e também conta com o equatoriano Jetro Salazar (MX1) e com o catarinense Lucas Dunka (MX2). Além do Campeonato Brasileiro, o time irá disputar o Arena Cross.

No Rally Cross Country, a Honda Racing está em contagem regressiva para acelerar nas provas do Campeonato Brasileiro da modalidade e no Rally dos Sertões. O chefe de equipe é o mineiro Dário Júlio, que convocou os paulistas Jean Azevedo (heptacampeão do Rally dos Sertões) e Júlio Bissinho Zavatti, além do gaúcho Gregório Caselani e o mineiro Tunico Maciel.

Dário Júlio e Tunico Maciel ainda representam a Honda Racing nas principais competições de Enduro de Regularidade, inclusive abriram a temporada com títulos no Rally Cerapió (pelas categorias Over 40 e Master, respectivamente). Eles também disputam o Campeonato Brasileiro da modalidade e estão confirmados no Enduro da Independência e no Ibitipoca Off-Road.

No Enduro FIM, a Honda Racing está de olho nos títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa EFX. O multicampeão off-road Felipe Zanol é o chefe de equipe e os pilotos são os mineiros Júlio Ferreira (categoria E2) e Gabriel Soares “Tomate” (E1), além do fluminense Nicolás Rodriguez (E1).

“É uma honra para a Mundo Press trabalhar em parceria com a Honda Racing, sinônimo de excelência em competições sobre duas rodas em todo o planeta. A nossa agência possui grande expertise nas áreas de esportes e de produtos, temos certeza de que iremos conquistar resultados excelentes dentro e fora das pistas na temporada 2018”, afirmou Ângela Monteiro, diretora da Mundo Press.

Equipe Alex Barros Racing confirma presença no SuperBike Brasil 2018

1

FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Nos dias 28 e 29 de abril será dada a largada para a temporada 2018 do SuperBike Brasil. Será a primeira de oito etapas previstas no calendário, que passará por três estados: São Paulo, Paraná e Goiás. Para a equipe Alex Barros Racing, que contará com dois pilotos na categoria SBK Pro, será o terceiro ano consecutivo em que o elenco participará do campeonato que figura entre os cinco maiores do mundo. Este é o sétimo ano de atividade do time. A prova inaugural acontece no autódromo de Interlagos (SP).

Neste ano, o SuperBike Brasil vem com novidades no regulamento, e as mudanças ocorrem especialmente na categoria SBK Pro. As motos de 1000 cc da principal modalidade do evento terão motores Stock, fato que deve trazer mais equilíbrio e disputas para a categoria.

Alex Barros, chefe da equipe, conta que todos estão animados para mais um ano de desafios e trabalho. “Estamos otimistas por mais uma temporada na busca pelos melhores resultados. Alcançar a vitória, o pódio e brigar pelo campeonato são nossas principais metas”, diz Barros.

O elenco de Barros também vem com novidades e neste ano volta a acelerar os modelos BMW S 1000 RR. “Com as alterações no regulamento, um ponto bem importante para nós na decisão sobre o equipamento, foi a questão do apoio técnico. Temos uma parceria técnica direta com a fábrica da BMW na Alemanha, e isso nos ajudará no desenvolvimento das motos BMW versão 2018 ao longo do ano”, conta.

Nesta temporada o time novamente vai acelerar com as cores da Híbridos Prime, devido aos resultados e sucesso de 2017. Mas, o elenco será mais enxuto. “Mudamos um pouco a estratégia, e por causa disso, teremos somente dois pilotos representando a Híbridos Prime Alex Barros Racing. E nosso foco será total na busca do título”, ressalta Alex Barros.

O time está em fase final de negociações. Um dos pilotos já está definido e o outro representante da equipe será decidido em breve. Nos próximos dias o elenco deve anunciar oficialmente seus dois pilotos para a temporada 2018.

Confira o calendário 2018 do SuperBike Brasil:

1ª etapa: 28 e 29 de abril em Interlagos (SP)

2ª etapa: 26 e 27 de maio em Curitiba (PR)

3ª etapa: 23 e 24 de junho em Interlagos (SP)

4ª etapa: 21 e 22 de julho em Interlagos (SP)

5ª etapa: 18 e 19 de agosto em Interlagos (SP)

6ª etapa: 15 e 16 de setembro em Goiânia (GO)

7ª etapa: 10 e 11 de novembro em Londrina (PR)

8ª etapa: 1º e 2 de dezembro em Interlagos (SP)

Kawasaki Racing Team: mesmo com problemas, KRT vence na Tailândia e assume liderança do Mundial de SBK

imagem_release_1239346

FOTO: KAWASAKI USA

A rodada da Tailândia foi marcada por grandes dificuldades, mas também pelo início da disputa direta pela manutenção do título mundial. Jonathan Rea (#1), da Kawasaki Racing Team, garantiu a pole position, faturou a primeira vitória na temporada e assumiu a liderança do Mundial de SuperBike. Já o seu companheiro de equipe, Tom Sykes (#66), teve muito pouco a comemorar nas corridas do Circuito de Buriram, realizadas neste final de semana dos dias 24 e 25 de março. O piloto britânico enfrentou problemas mecânicos nas duas baterias da 2ª etapa e deixou o país asiático com apenas um sexto lugar.

O que na abertura da rodada parecia muito promissor para a dupla da Kawasaki Racing Team acabou se mostrando um grande infortúnio em seu último dia na Tailândia. O atual bicampeão, Jonathan Rea, não alcançou seu melhor desempenho na segunda bateria, disputada no domingo (25), e encerrou a prova apenas na quarta posição.

“Acho que o meu problema (nos freios) deve ter sido parecido com o que o Tom (Sykes) enfrentou ontem (sábado). Depois de uma prova muito difícil em Phillip Island, nós conseguimos sair daqui com um primeiro e um quarto lugares e ainda ocupando a liderança do campeonato. Por isso não foi um desastre. Estou frustrado, mas com um sorriso no rosto, porque pelo menos a moto estava boa e esta é a pior de todas as pistas do campeonato para os freios. Senti que poderia ter lutado pela vitória novamente, mas foi o que deu para fazer”, conta Rea.

Enquanto isso, para Tom Sykes, o dia foi para ser esquecido. O britânico teve problemas na dianteira de sua Kawasaki Ninja ZX-10RR e, após completar a sétima volta, decidiu recolher aos boxes para evitar uma possível queda.

“Desde o início das primeiras voltas nos treinos livres no (Circuito) Buriram me senti em forma, assim como me sentia em Phillip Island. Depois da Superpole, eu estava pronto para as corridas. Acho que nesse estágio, a moto devia ser capaz de lutar pela vitória. Mas foi um desastre absoluto”, resumiu Sykes.

Já a primeira bateria, realizada no sábado (24), foi mais promissora para os pilotos da Kawasaki Racing Team. Após garantir a pole position, com o tempo de 1m32s814, Jonathan Rea fez um bom início de prova e manteve a liderança por praticamente toda a corrida. Mesmo sem conseguir manter uma grande vantagem para os oponentes, o piloto norte-irlandês cruzou a linha de chegada na frente e comemorou a sua primeira vitória no ano.

“Tivemos alegria e alívio em ganhar hoje (sábado). Em Phillip Island, no primeiro round, fiquei um pouco abatido após ter enfrentado uma doença, uma lesão e uma corrida realmente difícil. Minha estratégia aqui era acompanhar o pelotão, porque assim poderia ver quantos adversários seriam rápidos. Mas vi que o Tom (Sykes) estava com problemas, então joguei o plano pela janela. Segui sozinho, estabelecendo meu próprio ritmo. Foi muito difícil, especialmente no calor e sem nenhuma referência à frente. Meus tempos de volta ficaram muito consistentes e isso foi o suficiente para manter a diferença. Mas cometi um erro enorme na Curva 3 e perdi muita vantagem da minha liderança, então tive que trabalhar novamente. Baixei a cabeça por algumas voltas e consegui administrar as coisas”, conta Rea.

Para Tom Sykes, a prova foi marcada por problemas mecânicos em sua moto. O piloto britânico largou bem e nas voltas iniciais chegou a ocupar a liderança temporariamente. Porém, com falhas nos freios, acabou perdendo desempenho e também posições. Apesar de lutar para seguir competitivo, Sykes não conseguiu impedir as ultrapassagens e encerrou a prova na sexta posição.

“Tive um problema com o sistema de freios e depois de cinco ou seis voltas fiquei sem ajuste. Eu não conseguia conduzir a moto como queria e assim não era possível obter o melhor proveito nas curvas”, explica Sykes.

Com os resultados obtidos na Tailândia, Jonathan Rea somou 38 pontos e pulou para a liderança do campeonato com 69 pontos conquistados. Já Tom Sykes deixou a vice-liderança do classificatório geral e caiu para a sétima posição com 43 pontos. Enquanto isso, na disputa entre fabricantes, a Kawasaki é a segunda colocada com 78 pontos.

Agora o Mundial de SuperBike deixa o continente asiático e segue para a Europa. A 3ª etapa será realizada no tradicional circuito de MotorLand Aragon, na Espanha, nos dias 13, 14 e 15 de abril.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Visitante do Salão Moto Brasil poderá conferir de perto que “o Rio de Janeiro continua lindo”

imagem_release_1238836

FOTO: DIVULGAÇÃO/SALÃO MOTO BRASIL

Maio está se aproximando e com o passar dos dias está cada vez mais próxima a edição 2018 do Salão Moto Brasil que acontecerá de 25 a 27 de maio no Riocentro. Já cantarolava o poeta… “O Rio de Janeiro continua lindo…” Dona de um dos mais belos cartões postais do País, a capital fluminense mantém sua beleza natural que tanto agrada os olhos de brasileiros e estrangeiros. Não foi à toa que em 2012 a UNESCO fez dela Patrimônio Cultural da Humanidade sob o título “Rio de Janeiro: Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar”.

A “cidade maravilhosa” que já foi tema para muitas canções, ganhou fama internacional por suas belas praias e pontos turísticos como o Pão de Açúcar. Afinal, como ir ao Rio e não embarcar no bondinho na Urca? Seria o mesmo que ir a Orlando sem visitar Walt Disney World. Falando no “pai do Mickey Mouse”, na década de 40 ele deu vida a um personagem 100% carioca… Quem? Zé Carioca, o papagaio cheio de artimanhas e apaixonado pela Rosinha. A primeira aparição do personagem foi no filme Alô, amigos (Saludos Amigos), de 1942.

O Rio também foi palco de grandes eventos esportivos, como a última Copa do Mundo e a edição 2016 das Paralimpíadas e Olímpiadas que teve o Riocentro como um dos palcos da realização de diversas modalidades esportivas. Badminton, boxe e levantamento de peso foram algumas das disputas realizadas no segundo maior centro de convenções da América Latina.

Localizado em Jacarepaguá, hoje, o Riocentro também é a nova casa do Salão Moto Brasil.

Salão Moto Brasil

imagem_release_1238837

FOTO: DIVULGAÇÃO/SALÃO MOTO BRASIL

Na sua 8ª edição, o Salão Moto Brasil, já está estabelecido no calendário anual do motociclismo nacional e é um dos maiores do setor no Brasil. Com o intuito de gerar negócios, entretenimento, educação e turismo, o evento tem expositores das principais montadoras, fabricantes e distribuidoras de motopeças e acessórios, além de shows, atrações e um público qualificado e apaixonado por duas rodas. O Salão Moto Brasil tem como apoiadores institucionais AMO-RJ (Associação dos Motociclistas do Rio de Janeiro), FMCRJ (Federação de Motoclubes do Rio de Janeiro), ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), Rio Convention & Visitors Bureau e RIOTUR.

Edição de 2017 em números:

imagem_release_1238849

FOTO: DIVULGAÇÃO/SALÃO MOTO BRASIL

– Cerca de 92 mil visitantes;

– 125 expositores com mais de 400 marcas (aumento de 30% em relação a edição anterior);

– Mais de 40 mil motos no estacionamento;

– 6.000 profissionais do setor;

– Mais de R$ 10 milhões em volume de negócios;

– 1.500 moto clubes cadastrados.

SERVIÇO:

Salão Moto Brasil 2018 – Rio de Janeiro – RJ

Pavilhão 2 do Riocentro

Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ.

Dias: 25, 26 e 27 de maio

www.salaomotobrasil.com.br

www.facebook.com/salaomotobrasil