TRIO DE FERRO!

100_4583

FOTOS: ALÍRIO GOMES/HONEYPOT

Três amigos, três motos Honda (uma CB Twister 2019, uma CB 300 R e uma XRE 300) e um destino: Santa Isabel, acolhedora cidade no interior paulista

O que acontece quando três amigos de longa data, apaixonados por viagens de moto, se juntam a bordo de suas respectivas máquinas? Um passeio inesquecível, é claro! No estilo bate-e-volta, os aventureiros Guilherme Derrico, com uma CB Twister 2019, Fábio da Cruz Silvestre, com sua XRE 300, e Alírio Gomes, pilotando uma CB 300 R – todas da Honda –, saíram de Guarulhos e foram até Santa Isabel, do interior de São Paulo, onde curtiram as belezas da região sob a perspectiva de um motociclista.

Para quem não conhece o local, Santa Isabel deve seu nome a Santa Isabel de Aragão, Rainha de Portugal. Suas origens remontam a 1770 e estão indiretamente ligadas à conquista do ouro. Por ser um dos primeiros municípios a compor o Vale do Paraíba, recebeu toda a influência e costumes da região, pois surgiu como o lar de valeparaibanos que partiam dali em busca de Ouro Preto e Congonhas do Campo, em Minas Gerais, onde se destacava a produção de ouro. Ao retornarem, após o esgotamento das minas, eles se espalharam pelo Vale e estabeleceram a cultura do café na região. O restante da história pode ser conferido no site: http://santaisabel.sp.gov.br/conheca-a-cidade/

O PERCURSO

É muito fácil chegar ao local de destino: pegamos a Rodovia Presidente Dutra, no sentido Rio de Janeiro. Basta seguir reto, sempre tomando cuidado com o limite de velocidade da via. Após o pedágio, que se apresenta um pouco antes da cidade de Arujá (SP), com o preço de R$ 1,85 por moto, continuamos em linha reta, até chegar Santa Isabel – as placas indicam SP-056. O percurso de ida e volta é de aproximadamente 90 km.

Já na cidade, paramos para tomar um café, conversamos sobre a cena motociclística atual e aproveitamos para tirar fotos e registrar aqueles momentos agradáveis em diversos pontos da região. Já que nosso amigo Fábio tem parentes no local, ele e seu primo, “Jorginho”, fizeram as vezes de guias turísticos e nos levaram para admirar a natureza, que, a propósito, é belíssima. A hospitalidade dos moradores fez com que nos sentíssemos em casa. Um dos pontos altos da viagem foi a possibilidade de captarmos imagens da primeira igreja construída na cidade. Um detalhe bacana de Santa Isabel é que o município tem diversos “morrões”, ou seja, muitas subidas íngremes, que ajudaram a testar nossas motos ao limite.

IMPRESSÕES DE PILOTAGEM

Guilherme Derrico: na edição 215 de Moto Adventure, publicamos o test ride com a nova Honda CB Twister. A moto se comportou muito bem durante esse bate-e-volta. É uma motocicleta de média cilindrada, porém, com muita força, principalmente na saída. Apesar de seu cunho esportivo, permite tranquilamente a realização de viagens desse tipo sem afetar o conforto do piloto. Vale a pena o passeio! Para os amantes da velocidade, é importante frisar que, a bordo dessa máquina, atingimos os 141 km/h na reta e 146 km/h na descida da Via Dutra. Para uma média, considero de bom tamanho.

Fábio da Cruz Silvestre: Estou muito satisfeito com o desenvolvimento da XRE 300. Tanto na cidade quanto na estrada, ela é muito confortável. A facilidade para realizar ultrapassagens nas rodovias impressiona. A moto também oferece ótima visibilidade ao piloto. Para este tipo de viagem, é perfeita.

Alírio Gomes: A Honda CB 300 R responde muito bem na estrada, apesar de ser uma moto de média cilindrada. Tem um freio que passa segurança e a retomada é muito satisfatória. Nas retas, é possível atingir os 130 km/h com facilidade. Depois disso, demora um pouco para reagir, mas atinge 146 km/h. Na descida, em posição de ataque, o auge da velocidade chega a 154 km/h. Nas curvas, possibilita uma ótima inclinação, comparada às de máquinas de alta cilindrada, mesmo com os pneus originais. Estou muito satisfeito.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s